I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Resenha: Morto Até o Anoitecer


Este é apenas o início de uma fascinante jornada entre vampiros

Não é nenhuma novidade para um grande número de pessoas que os livros da escritora norte-americana Charlaine Harris, da série “Crônicas de Sookie Stackhouse” são a fonte de inspiração do produtor norte-americano Alan Ball para a criação de sua mais recente e bem-sucedida série de TV chamada “True Blood”, êxito de público e de crítica no mundo inteiro.

“Morto até o anoitecer” é o primeiro desta série de, até o momento, nove livros da autora, com três deles oficialmente lançados no Brasil. O mesmo narra o início das aventuras de Sookie Stackhouse, uma garçonete aparentemente simplória que mora em uma pequena cidade no norte do Estado da Louisiana, nos Estados Unidos e que se chama Bon Temps.

A Louisiana, por sinal, parece ser o berço das esquisitices em todos os Estados Unidos e já foi bastante retratada em livros de uma consagrada conterrânea de Charlaine, a escritora Anne Rice, cujo livro mais conhecido é “Entrevista com Vampiro”.

E vampiros, assim como nos livros de Rice, são seres que participam assiduamente dos livros de Charlaine. No universo da autora, eles e os seres humanos coexistem em um mundo atual aparentemente em paz. Tidos outrora como monstros e assassinos sanguinários, os vampiros agora gozam da liberdade de ir e vir entre os mortais graças à astúcia de cientistas japoneses que inventaram o sangue sintético para saciar-lhes a fome (o chamado True Blood), sem que seja necessária então a matança indiscriminada de humanos inocentes por eles quando sentem a inevitável vontade de se alimentar.

Este livro marca o encontro de Sookie com seu primeiro vampiro, o misterioso Bill Compton. E Sookie, soube, desde este primeiro contato que Bill é um vampiro, por conta de um misterioso dom que possui, que nasceu com ela e que esconde de todos os que não lhe são íntimos: a telepatia, que lhe possibilita ler, nem sempre com muita clareza, o pensamento das pessoas. Porém, com Bill é diferente: ela não consegue ler o que ele pensa, fato que a deixa imersa em um misto de intriga, curiosidade e fascinação.

A chegada de Bill à cidade onde nasceu há quase duzentos anos atrás não é muito bem tranqüila, pois no rastro dela acontecem mortes misteriosas que são logo atribuídas a vampiros que supostamente não estão nem um pouco interessados em manter trégua com os humanos, tornando então o próprio Bill um dos suspeitos em potencial dos óbitos das vítimas, todas elas mulheres. Ajudado então por Sookie, que inevitável e gradualmente se apaixona por ele, Bill resolve provar a sua inocência, já que é de sua natureza e vontade viver pacificamente entre as pessoas comuns.

Para os que apreciam a série de TV, “Morto até o anoitecer” praticamente equivale à primeira temporada da série, com a exceção de algumas situações não muito importantes e de da presença de alguns personagens que aparecem na produção televisiva, como a melhor amiga de Sookie, Tara e sua mãe alcoólatra Lettie Mae, que provavelmente não funcionariam bem no livro.

Ausências à parte, cada página lida é uma verdadeira viagem. E quem gosta de livros sobre vampiros em particular, apreciará com certeza a leitura deste livro e dos demais da série, que conforme evoluem, ganham mais elogios entre seus leitores e a crítica especializada.

E é claro que eu a acompanharei também. Portanto, não percam aqui no blog as cenas dos próximos capítulos. Aliás, dos próximos livros.

2 comentários:

  1. Olá!!
    Não tenho acompanhado a série de tv, mas mesmo assim tenho muita vontade de ler esses livros! Na verdade já até tenho os dois primeiros volumes e só não comprei o terceiro porque estou esperando baixar um pouco o preço!
    Adoro todo tipo de livro sobre vampiros e o que acho mais bacana é a forma com que cada autor consegue transformar o mesmo tema em uma coisa única!!
    Adorei a resenha
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila! Obrigado pelo carinho e pelo comentário. Volte sempre!

    Eu meio que comecei o primeiro livro simultaneamente assistindo a primeira temporada da série e por isso soube separar bem as diferenças entre um e outro. E já notei que o segundo, que conclui esses dias, já não se assemelha tanto à segunda temporada. Por isso, se gostares realmente dos livros, procura ver a série. Vais gostar e viciar como muita gente que conheço.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...