I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Resenha: Almanaque do Rock



Básico

Neste almanaque, Kid Vinil (jornalista musical e ex-membro da banda Magazine) fez um relato básico da história do Rock. Quem já está familiarizado com o tema, com certeza achará o livro em questão um tanto óbvio e repetitivo, sem maiores novidades e surpresas.


Mas trata-se de uma bibliografia indispensável aos que não são tão familiarizados assim com o assunto, ou seja os iniciantes, quando o assunto é a história e a evolução dessa vertente musical nascida nos Estados Unidos da América e que se popularizou mundo afora nas mais diferentes formas, sejam nas mais leves e populares como o rockabilly e o pop rock ou às mais pesadas e alternativas, como o heavy metal e o punk rock. 


Para mim, o único pecado do autor em relação ao livro foi a provável pressa dele em terminá-lo (tive essa nítida impressão), deixando alguns nomes relevantes do rock recente como Alanis Morissette, Roxette, Cranberries, Cardigans e Garbage (notórios ícones dos anos 90) de fora do livro. Artistas que eu particularmente aprecio e que obtiveram relativo sucesso em âmbito mundial.


Porém, mesmo com essas lacunas, recomendo a leitura do almanaque. E espero que em edições futuras, o autor faça as devidas retratações necessárias.


Abaixo, um pequeno vídeo da época do lançamento do livro: uma entrevista de Kid Vinil para o Programa de TV Pé na Porta. Aprecie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...