I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resenha: A gorda e a volta por cima


Este é o primeiro livro de Carlos Heitor Cony que leio, obviamente voltado para um público mais juvenil do que adulto. 

Cony escreve muito bem. É um mestre das palavras e dono de uma alma de poeta, intimamente ligada a assuntos relacionados ao sofrimento e à superação de problemas, pois tem experiência nesses assuntos. Para quem não sabe, o autor foi uma das inúmeras pessoas que sofreram com perseguições e torturas nos caóticos anos de ditadura militar no Brasil.

Mas deixando esse episódio vergonhoso de nossa história de lado, voltemos ao Cony escritor. Como bom conhecedor da causa, o sofrimento dá o tom também a esta sua obra, que mesmo sendo uma de suas menores, possui seus méritos. Talvez o maior deles seja conscientizar a juventude brasileira a respeito da ditadura da beleza e da busca desenfreada por status elevado na sociedade, que influenciam negativamente as pessoas hoje em dia, levando-as cada vez mais a descartar tudo aquilo que é diferente ou que não se encaixa em seus padrões pessoais cada vez mais exigentes e rígidos.

A gorda e a volta por cima é, na verdade, uma espécie de reinvenção, pelo autor, do conto infantil da Gata Borralheira, mas no contexto de nossos dias e retratado cuidadosamente em terras brasileiras. Trata-se da fictícia história de Gilmara, uma moça inteligente e estudiosa nascida e criada no subúrbio do Rio de Janeiro e que sofre com problemas que são muito comuns entre os jovens de hoje: obesidade, ansiedade, desatenção pela parte dos pais e baixa auto-estima.

Filha indesejada de um casal que cobiçava um terceiro filho do sexo masculino, após os nascimentos de duas filhas mais velhas, Gilmara vai levando a vida como pode, mas sempre em meio a um sofrimento silencioso, que a incapacita em revidar os insultos que recebe, suportando, então, resignada o desprezo dos pais e principalmente o de sua mãe, que a compara sempre de forma desfavorável em relação às suas irmãs, mais esbeltas e bonitas. 

Porém, como nada da vida é definitivo, sua vida começa a mudar quando sai do subúrbio e passa a morar em Copacabana, graças à ascensão profissional de seu indiferente e distante pai, no ramo imobiliário. Talvez inspirada pelas novas perspectivas de sua vida, resolve mudar de vida e de hábitos. Mas muitos desafios ainda a esperam, especialmente um inesperado interesse amoroso que a deixa bem intrigada. Seria mais uma brincadeira ou algo real, confiável?

Mais Cinderela do que isso é impossível, não é? Que tal ler então e tirar suas próprias conclusões? Ou então, que tal recomendar a alguém que esteja passando pelos mesmos problemas de Gilmara?

Boa leitura e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...