I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Resenha: O segredo da bastarda





Uma grata surpresa

O livro de Cristina Norton, uma profícua historiadora argentina radicada em Portugal, é fruto de uma extensa pesquisa a respeito da família real portuguesa formada por, D. Maria (a louca), seu filho e sucessor, o príncipe regente D. João VI e sua consorte, a temperamental princesa de origem espanhola Carlota Joaquina.

Trata-se de do tipo livro de ficção que mistura personagens reais com personagens fictícios. Muito bem escrito (em português da terrinha), o livro tem os seus ótimos momentos e o que o torna diferenciado e especial é sua narrativa, contada através três pontos de vista distintos: o da própria autora, o de Eugénia (a bastarda em questão) e o de Nossa Senhora, mãe de Deus e madrinha de batismo da desafortunada mãe da protagonista. A princípio, os leitores poderão ficar um pouco confusos com a forma como a história é contada, assim como fiquei, mas logo saberão diferenciar quem é que conta a história no determinado momento em que lêem.

A história se passa em Portugal, na época do Brasil Colonial, quando a dinastia dos Bourbon estava no poder. Enfoca principalmente o triângulo amoroso inusitado que surgiu entre o insosso D. João, a mãe de Eugénia (uma fidalga de alta estirpe da corte) e  Carlota Joaquina, uma esposa traída vingativa e cruel, que não poupou esforços para acabar com a felicidade de seu marido e (supostamente) de sua rival, que ironicamente era uma de suas mais queridas damas de companhia.

Por conta destas situações, já é de se prever que o final da história não é muito feliz. O mesmo é frio, brusco e desesperançoso, especialmente para o vértice mais fraco do triângulo. Apesar disso, creio que muitos leitores provavelmente gostarão da obra e se afeiçoarão à protagonista, caso resolvam lê-la. Inevitavelmente se compadecerão de todo sofrimento pelo qual ela passou e que não foi fruto de sua vontade.

“O segredo da bastarda” possui uma história bastante rica, pois a autora soube, com grande maestria, reproduzir muito bem os ambientes, os personagens e os costumes da época, numa riqueza de detalhes de impressionar. Quem aprecia romances históricos como eu, ainda mais temperados com intrigas palacianas e momentos de suspense de tirar o fôlego, apreciará muito esta obra.

E é por isto que recomendo com entusiasmo a sua leitura.

Um comentário:

  1. Fiquei interessada, gosto de muito de história, em especial o que diz respeito as nossas origens.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...