I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Nossa Língua (III)


Aprenda as regras da reforma ortográfica divertindo-se


Ainda não familiarizado(a) com as mudanças ortográficas ocorridas no idioma português? Ou seria "ao idiôma portugués"? Hehehe!

Está em vigor desde janeiro de 2009 o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Não completamente obrigatório ainda em terras brasileiras, tem como objetivo primordial aproximar e padronizar as grafias dos oito países que falam e escrevem o idioma. Até 2012, a expectativa é que o mesmo esteja em pleno uso tanto no Brasil quanto nos demais países envolvidos.

Como não poderia deixar de ser, para muitas pessoas a adaptação às novas regras está sendo um pouco difícil, devido ao costume delas com um grande número de palavras e regras gramaticais há muito tempo consolidadas. Agora, estudar para concursos e vestibulares se tornou mais difícil. 

Mas em meio ao desespero reinante, você, se quiser, pode aprender as novas regras brincando. 

No link http://www.livroclip.com.br/livroclips/183_anima.swf, mandado a mim há algum tempo atrás pela minha amiga gaúcha Irlanda Bom (Lana), você encontra um jogo super interessante que trata ludicamente das mudanças. 

A recompensa pelo bom desempenho no jogo é o download gratuito de um guia desenvolvido pela equipe do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, para que você possa começar a se familiarizar de imediato com as mudanças e não cometer mais erros e gafes em suas redações e textos.

O novo acordo alterou a maneira como escrevemos diversas palavras, especialmente as que são acentuadas e as que levam hífen. Criou, como já relatei anteriormente, dificuldades que batem de frente com palavras que já estávamos habituados a escrever. 

Trata-se de um grande desafio a vencer e, se você não quiser ser chamado de antiquado daqui por diante, aproveite esta oportunidade. As gramáticas brasileiras ainda estão se adequando gradativamente ao acordo e as que já o fizeram, estão com os preços ainda um pouco salgados.

Jogue, ganhe e aprenda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...