I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Resenha: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil


Muito bom, mas...



Adquiri este guia com uma certa urgência, com uma ansiedade fulminante atravessando meu peito assim que tomei conhecimento de sua existência. E no dia em que ele chegou em casa, via correios, tratei logo de mergulhar em suas páginas impregnadas de controvérsias.

Sim, a obra possui o mérito de tocar em assuntos bastante espinhosos que, se fossem levados a âmbito popular, causariam as mais avassaladoras polêmicas dentro da sociedade brasileira. E espero, sinceramente, que um dia isso aconteça.

Embasado em extensa documentação, o livro é um verdadeiro desfile de inverdades que embasaram a história e também a identidade e o orgulho nacional. Os capítulos iniciais são meio sem graça, mas na medida em que avançam as coisas começam a esquentar, deixando perplexos todos aqueles que se propõe a lê-lo.

Ícones como Zumbi, Aleijadinho, Santos Dumont, Machado de Assis, Olga Benario, Leonel Brizola e muitos outros que até então tinham uma reputação irrepreensível, segundo a “história oficial”, aqui são completamente desmistificados pelo autor.

Pretensos e futuros leitores deste guia, eis um conselho: espero que todos reajam bem a fatos bombásticos como a escravização de negros por Zumbi, a falsa existência do artista Aleijadinho, as inverdades que cercam Santos Dumont como o inventor do avião e do relógio de pulso, a verdadeira faceta de Olga Benário e dos comunistas no Brasil (que foram romantizadas até em cinema) e diversas outras polêmicas que o autor levanta com grande competência.

Leandro Narloch foi extremamente feliz em sua obra, porém um tanto vago em algumas de suas críticas, como se apenas as documentações e bibliografias utilizadas na criação do livro bastassem como provas irrefutáveis de todas as fraudes narradas por ele, que ainda soou um tanto arrogante e irônico em diversas passagens do livro, parecendo um tanto ressentido com tudo e com todos os envolvidos nestas tramas mirabolantes de nossa história.

Mesmo assim, é recomendável que os brasileiros tomem conhecimento de todas as coisas que o autor nos narra. De agradável leitura, o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil é um excelente investimento. Por isso, leia-o, assim que ele cair em suas mãos. Você não se arrependerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...