Muito bom, mas...
Adquiri este guia com uma certa urgência, com uma ansiedade fulminante atravessando meu peito assim que tomei conhecimento de sua existência. E no dia em que ele chegou em casa, via correios, tratei logo de mergulhar em suas páginas impregnadas de controvérsias.
Sim, a obra possui o mérito de tocar em assuntos bastante espinhosos que, se fossem levados a âmbito popular, causariam as mais avassaladoras polêmicas dentro da sociedade brasileira. E espero, sinceramente, que um dia isso aconteça.
Embasado em extensa documentação, o livro é um verdadeiro desfile de inverdades que embasaram a história e também a identidade e o orgulho nacional. Os capítulos iniciais são meio sem graça, mas na medida em que avançam as coisas começam a esquentar, deixando perplexos todos aqueles que se propõe a lê-lo.
Ícones como Zumbi, Aleijadinho, Santos Dumont, Machado de Assis, Olga Benario, Leonel Brizola e muitos outros que até então tinham uma reputação irrepreensível, segundo a “história oficial”, aqui são completamente desmistificados pelo autor.
Pretensos e futuros leitores deste guia, eis um conselho: espero que todos reajam bem a fatos bombásticos como a escravização de negros por Zumbi, a falsa existência do artista Aleijadinho, as inverdades que cercam Santos Dumont como o inventor do avião e do relógio de pulso, a verdadeira faceta de Olga Benário e dos comunistas no Brasil (que foram romantizadas até em cinema) e diversas outras polêmicas que o autor levanta com grande competência.
Leandro Narloch foi extremamente feliz em sua obra, porém um tanto vago em algumas de suas críticas, como se apenas as documentações e bibliografias utilizadas na criação do livro bastassem como provas irrefutáveis de todas as fraudes narradas por ele, que ainda soou um tanto arrogante e irônico em diversas passagens do livro, parecendo um tanto ressentido com tudo e com todos os envolvidos nestas tramas mirabolantes de nossa história.
Mesmo assim, é recomendável que os brasileiros tomem conhecimento de todas as coisas que o autor nos narra. De agradável leitura, o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil é um excelente investimento. Por isso, leia-o, assim que ele cair em suas mãos. Você não se arrependerá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário