I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Resenha: Patty Diphusa


Uma personagem que já nasceu ícone

É bom não ficar chocado: Patty Diphusa, personagem que ‘estrela’ este livro é uma atriz pornô de origem hispânica que é conhecida no mundo inteiro, seja por sua peculiar efusão em meio às pessoas, pela sua volúpia ou simplesmente por seu talento para a 'coisa'.

Neste segundo livro de Pedro Almodóvar publicado no Brasil, vemos a excêntrica Patty relatando suas memórias devassas a uma revista pós-moderna, a convite do próprio editor, um fã inveterado de suas ‘obras’. E contando suas experiências mais íntimas, a personagem reflete sobre a cena de Madri na década de 1980, regada a muito sexo e drogas.

Os mais puritanos talvez não gostem do ritmo frenético que Patty dá a sua vida, esteja ela metendo-se em encrencas com sua inimiga declarada Ana Conda, aconselhando suas ‘melhores’ amigas, a gorducha Addy Posa e a inexpressiva Mary Von Ética, ou até em momentos íntimos, ternos e calientes com o misterioso taxista Lúcio, com o qual vive topando pela cidade e pelo qual nutre uma ‘paixãozinha secreta’. Porém, quem é fã de Almodóvar facilmente se afeiçoará facilmente a esta personagem de ilimitada alta voltagem, já que na verdade Patty vem a ser um alter ego de seu próprio criador.

Livro de estréia de Almodóvar em terras espanholas, Patty Diphusa foi publicado originalmente como uma deliciosa série de contos na revista espanhola La Luna e, para a alegria de seus fãs, revela o tom erótico, vertiginoso e transgressor que vemos em suas películas. Eu, particularmente, arrisco até a dizer que Patty lembra muitíssimo a personagem de Carmem Maura em ‘A Lei do Desejo’.

Por fim, se você deseja conhecer a vertente de escritor de Almodóvar, procure esta obra na livraria mais próxima. Embora eu tenha gostado mais de ‘Fogo nas entranhas’, o outro livro dele lançado em terras tupiniquins, já resenhado aqui, acredito que este também seja um item indispensável a sua biblioteca, seja você fã ou não do controvertido e talentoso cineasta espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...