I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Resenha: Conspirações



Quase tudo o que não querem que você saiba

Conspirações, de Edson Aran é um livro bem descontraído, embora trate de temas fascinantes e intrigantes que, desde priscas eras, confundem e alarmam (muito) toda a humanidade. Se você quiser levar a sério tudo o que ele é escreve e descreve aqui, a escolha é totalmente sua.

O livro enfoca basicamente, de forma resumida e dinâmica (através de verbetes) as principais teorias da conspiração que surgiram e foram propagadas mundo afora no decorrer de dois milênios de história humana. E para quem ainda não sabe, teoria da conspiração é uma teoria que supõe que um grupo de conspiradores está envolvido num plano e suprimiu a maior parte das provas desse mesmo plano e do seu envolvimento nele. O plano pode ser qualquer coisa, desde a manipulação de governos, economias ou sistemas legais até a ocultação de informações científicas importantes ou assassinato de pessoas que se colocaram em seus caminhos.

Osama Bin Laden é um agente da CIA? A Terra é oca? Jesus Cristo teve filhos? Os nazistas tinham contato com extra-terrestres? Répteis alienígenas estão controlando tudo? Roberto Marinho estava morto desde 2001? Edgar Allan Poe era um assassino? Mulheres são de Urano? Homens são de Sírius? Estas e muitas perguntas povoam constantemente o imaginário das pessoas em todos os lugares.

Apesar de não ser um livro completamente original, pois existem outras publicações que podem ser consideradas mais sérias do que esta, o autor teve o mérito de torná-lo mais acessível e de fácil assimilação para seu leitor, de uma forma até divertida: logo após de apresentar uma teoria das conspiração, ele enumera, com muito humor e sarcasmo, tudo o que já se escreveu e se imaginou a respeito desta mesmíssima, incluindo-se então novas teorias e desdobramentos que muitas vezes não são nem um pouco ortodoxos, geralmente tirando sarro de alguém ou alguma instituição muito famosa.

Mas teorias de conspiração têm esse destino. Muitas delas são vistas com ceticismo e constantemente são ridicularizadas, já que boa parte delas se origina na mente de pessoas nem um pouco confiáveis e desprovidas de mentalidades sãs.

Se você gosta de livros sérios, é melhor não arriscar com este. Mas se gosta de estar antenado com as atualidades do mundo, mesmo que elas não gozem de credibilidade, este é seu livro. Achei tão gostoso de ler e tão descontraído que o conclui praticamente no mesmo dia em que adquiri.

É uma obra perfeita para aqueles momentos em que necessitamos fazer pausas em nossas leituras mais densas. Eu recomendo, mesmo sentindo falta de algumas teorias em seu texto, como o "terceiro segredo de Fátima", já que aquela história de atentado ao Papa João Paulo II até hoje não me convenceu.

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...