I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resenha: A convidada do casamento


O conflituoso fenômeno chamado amadurecimento

A Convidada do Casamento conta a história de Frankie, apelido de Frances Jasmine Addams, ou somente F. Jasmine, como ela gosta de ser chamada. Aos doze anos de idade, Frankie é uma menina frágil, cujos sonhos se chocam com sua inóspita realidade. Compartilha sua rotina com Berenice Sadie Brown, a babá e cozinheira negra que trabalha em sua casa e com seu primo de seis anos, o espevitado John Henry West. No turbilhão da adolescência, Frankie sofre as angústias e as incertezas de um verão solitário, denso e interminável, ainda mais por conta da proximidade do casamento de seu irmão mais velho, um evento que lhe causa grandes expectativas pessoais. 

Quando conclui o romance, imediatamente o relacionei a O apanhador no campo de centeio, de J. D. Salinger, um dos meus livros favoritos e o qual já resenhei por aqui. O fato é que tanto Holden Caufield de Salinger quanto F. Jasmine de Carson McCullers encontram-se em meio aos conflitos típicos que envolvem a transição de uma fase da vida para a outra, F. Jasmine da infância para adolescência e Holden da adolescência para a vida adulta.

Este é o primeiro livro de Carson que tenho o privilégio de ler. Sua narrativa é poética, melancólica e extremamente humana e envolvente, tornando pessoas aparentemente comuns em personagens fascinantes, dotados de riqueza interior.

Se você está passando por algum tipo de transição na vida, seja ela semelhante a de F. Jasmine ou a de Holden, recomendo com louvor este livro. Aos que já passaram por estas experiências, recomendo assim mesmo, especialmente àqueles que são dotados de mentes e corações sensíveis que apreciam uma excelente história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...