I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Resenha: Aos meus amigos


Amizade à flor da pele

Eis um livro inusitado e ao mesmo tempo fascinante de se ler. Aos meus amigos, de Maria Adelaide Amaral, conta a história do reencontro de uma turma de antigos amigos, onde passado e presente se misturam em cada diálogo, mostrando que viver é fazer uma série de escolhas. 

O livro inspirou a minissérie Queridos Amigos, também exibida em 2008 na TV Globo, também assinada pela autora. A história do romance, baseada em fatos reais de sua vida, se articula em torno de um suicídio, o do escritor e publicitário Leo (inspirado na morte real de Décio Bar, amigo da escritora, a quem o romance é dedicado).  É o suicídio deste personagem que, no agitado ano de 1989 (frente ao impeachment de Fernando Collor da presidência do Brasil), mobilizará a retomada da 'velha turma', que reviverá, intensamente, os ideais da esquerda nos anos da ditadura militar brasileira (1964-1985). Um reencontro feito também de desencontros, inclusive políticos.

Outrora, os amigos apenas se encontravam em ocasiões festivas ou de protesto. Agora,  reúnem-se para velar o corpo de Leo e tentar manter viva sua memória, enquanto procuram com certa ânsia os originais de um livro que ele teria deixado e que retratava cada um deles.

Aos meus amigos é ágil, mais baseado em diálogos do que em descrições, e retrata fidedignamente o tema amizade, em todas as suas nuances, sejam elas boas ou más. Portanto, prepare-se para lidar com um turbilhão de emoções que envolvem não só amor e carinho, mas sentimentos concretos como inveja, ciúme, paixões mal-resolvidas, preconceito, medos, arrependimentos e demais coisas que giram em torno desse grupo de aproximadamente dez amigos, formado por jornalistas, escritores, médicas, ex-modelos, professores, hippies... Os fatos e personagens são construídos e reconstruídos constantemente por meio de referências e reminiscências, como nas conversas reais que temos com nossos próprios companheiros de amizade.

Isso sem contar a aula de literatura, música e cinema, pois muitas são as referências pop na obra. E quem gosta do assunto, terá um verdadeiro prato cheio à sua frente. Não assisti a minissérie completamente pela TV. Mas confesso que ao ler o livro, fiquei com vontade de fazer isso. Pelo pouco que vi, notei que existem grandes diferenças entre um e outra. Preciso logo resolver essa lacuna.
Quanto aos demais, não deixem de ler ao menos esse livro. Se você possui um grupo grande de amigos como o de Leo, provavelmente se identificará com algumas de suas passagens e situações. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...