I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resenha: Londres, O Romance


2000 anos de História

Quem conhece Londres, costuma dizer que a mesma se trata de uma cidade fascinante.

Cosmopolita, moderna, acolhedora de várias culturas, mesmo com a fama de fleumática e formal. Não a conheço ainda, mas gostaria de realizar um dia este sonho. E foi por conta deste fascínio que também trago em meu espírito é que adquiri este livro de Edward Rutherfurd.

Em Londres, O Romance, pode-se dizer que, embora estática, a cidade é a protagonista incontestável das tramas e aventuras contidas na obra e seus inúmeros personagens, meros coadjuvantes.

Em 2000 anos de história, pessoas e situações (reais e fictícias) não faltam à obra. Dos primórdios da História, com tribos nômades até dias atuais, o autor relata a evolução e o crescimento de um pequeno vilarejo (Londinium) de forma bem criativa, dando vida a diversas gerações de famílias que ao longo do livro terão suas vidas reveladas e até entrelaçadas entre si (destacando-se clãs como os Duckett e os Silversleeves).

Você conhecerá então, ao lado e interagindo com personagens consagrados da história inglesa, indivíduos como Julius, fabricante romano de moedas, que arrisca sua vida para encontrar um tesouro enterrado; Dame Barnikel, dona da taverna freqüentada pelo renomado poeta Geoffrey Chaucer e seus peregrinos; Geoffrey Ducket, fundador de uma importante família da nobreza; Edmund Meredith e os atores da companhia de Shakespeare, no Teatro Globo; e a pequena Lucy, que vivia nas margens enlameadas do Tâmisa descrito por Charles Dickens em seus romances.

O livro é bastante volumoso, com mais de 1000 páginas. Mas se você gosta de cultura geral e assuntos de teor histórico, com certeza o apreciará bastante como eu apreciei. Confesso até que alguns capítulos me deixaram bastante empolgado com os acontecimentos narrados, a ponto de torcer fervorosamente pelo destino favorável de alguns personagens, bastante cativantes, como a bela e imponente Lady Elfgiva, que por ter se convertido ao cristianismo contra a sua vontade e por razões puramente políticas, saiu nua em pêlo em cima de um cavalo branco em protesto pelas ruas da cidade onde vivia, passando a ser conhecida historicamente como Lady Godiva.

Londres, O Romance também possui os méritos de ter ritmo leve e agradável de leitura (graças ao empenho de seu autor, que para meu alívio, pouco deixou-se levar pelo didatismo típico de livros de História) e de sincronizar, em perfeita harmonia, seus personagens às épocas retratadas em cada capítulo.

Recomendo sua leitura então com louvor. Se teve o poder de me empolgar, com certeza também poderá encantar você. Por isso, procure-o e tire suas próprias conclusões. Quanto a mim, mergulharei em planos mirabolantes para conhecer a cidade pessoalmente um dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...