I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Resenha: Fup



"Fup? Mas que diabos é Fup?"

Foi essa pergunta carregada de incredulidade e sarcasmo que fiz a mim mesmo quando soube, via amigos da internet, da existência desse livro de título tão estranho que trazia a figura de um pato na capa.

Seria um manual para criadores de aves ou alguma história infantil sobre uma fazenda de animais? Curioso e estupefato, ainda mais com os elogios dos amigos à história, resolvi adquirir o livro para tirar minhas próprias conclusões. E não é que adorei?

A história de Fup, do escritor americano Jim Dodge, se passa na primavera de 1977, relatando o cotidiano um tanto bizarro e poético de quatro personagens de personalidades distintas cujas vidas se entrelaçam de tal forma que é impossível não ficar alheio ao destino deles. Eles são Jake, um avô ranzinza que se julga imortal por conta de um elixir alcoólico que fabrica; Miúdo, seu neto órfão obcecado em construir cercas, Fup, uma pata obesa e geniosa surgida do nada e sem qualquer aptidão para voar e Cerra-dente, um destemido e perigoso porco-do-mato cuja principal atividade é destruir as cercas construídas por Miúdo.

A ligação entre Fup e Cerra-Dente e entre Miúdo e seu avô mostram o quão gradual é o aprendizado da liberdade. A forma com que Dodge explora a metáfora da cercas de Miúdo para falar do quanto é importante a liberdade na vida das pessoas realmente impressiona. E faz o leitor pensar que, assim como Miúdo, muitas pessoas passam grande parte de sua vida vidas construindo cercas em torno de si para se sentirem seguras, quando o certo seria destruir estas cercas para se libertar de amarras que nos são impostas pelas urgências e pelo marasmo do cotidiano.

Fup é uma leitura gostosa, prazerosa. Sua narrativa e seus personagens são bem construídos, como pouco se vê por aí, em um mundo apinhado de best-sellers sem graça. E acho melhor não revelar muitos detalhes da história para que você, futuro leitor, investigue a fundo esse livro inusitado e belo.

Portanto, se você quer fugir um pouco do convencional e se acha que sua vida precisa de um impulso, leia Fup. Esse livro, de caráter edificante, é um verdadeiro achado, embora ninguém dê nada pelo mesmo à primeira vista (como eu o fiz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...