I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Apelo


Olá, amigo e leitor do blog! Bom dia!


Hoje venho através deste post pedir um pouco de sua atenção e apelar a seu bom coração para que ajude a salvar um projeto muito bonito que é desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro e que está prestes a ser extinto, por falta de divulgação. Trata-se da Audioteca Sal e Luz, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que produz e empresta gratuitamente livros falados (audiolivros) a pessoas que possuam algum tipo de deficiência visual, seja ela branda ou severa.

Seu acervo conta com mais de 2700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até provas corrigidas voltadas para concursos públicos e vestibulares. São emprestados sob a forma de fita K7, CD ou MP3.  Para ter acesso a este acervo, o deficiente visual deve associar-se à sede da Sal e Luz, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125,  no Centro da cidade do Rio. Outra opção criada em face da dificuldade de locomoção dos deficientes no perímetro urbano é a solicitação de materiais via telefone, onde o interessado  escolhe os títulos que desejada através do site da instituição, que os envia gratuitamente, através dos Correios.

A popularidade dos audiolivros não está só entre aqueles que sofrem algum tipo de deficiência visual, mas lhes é essencial. Pensando na correria da vida moderna, na dupla jornada de trabalho e no imediatismo da informação, quando muita gente troca a leitura convencional de um livro pelas telas (da televisão do computador), as editoras de livros têm investido cada vez mais nos audiobooks ou livros falados. Nesse caso, geralmente, o narrador é profissional, que enriquece o texto com sua interpretação.

Mas voltando à questão, ontem à tarde recebi um e-mail (encaminhado pelo amigo Guto) e assinado por uma senhora de nome Christiane Blume, que alega ser uma das responsáveis pelo projeto. Graças à boa vontade do governo, o mesmo recebe, religiosamente, uma ajuda de custo mensal para sua manutenção, sem falar em outras parcerias que são desenvolvidas com outras instituições privadas menores. Entretanto, o mantenedor público exige em resposta a seu investimento a apresentação de resultados satisfatórios que o justifiquem. Em outras palavras, a Audioteca precisa atingir um número significativo de associados para continuar recebendo e assim continuar garantindo o seu funcionamento pleno e também o atendimento a seus associados. Se este trabalho, que também é prestado por dezenas de voluntários e com um acervo considerável se extinguir, os deficientes visuais poderão, fatalmente, não mais desfrutar da magia da leitura.

Divulgue entre seus amigos e conhecidos a existência dessa alternativa de leitura para cegos. Isso certamente ajudará não só a muitos deficientes que não conhecem o serviço como também ajudará a Sal e Luz a manter-se. Maiores detalhes sobre o projeto podem ser conhecidos no vídeo abaixo e também no site da Sal e Luz: http://audioteca.org.br/.

Ressalto mais uma vez que  a  Audioteca não precisa de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO.  Então, leitor do blog, conto com sua ajuda: repasse esta informação. A Sal e Luz envia seu material aos interessados de graça, sem nenhum custo. Trata-se de um belo trabalho! E quem puder fazer com que a Audioteca chegue à mídia, fique à vontade para que isso aconteça. É tudo o que os voluntários de lá precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...