I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Resenha: Crianças Como Você


Uma emocionante celebração da infância no mundo

Celina, do Brasil, ajuda nos afazeres de casa todos os dias buscando água com seus irmãos em um poço próximo do lugar onde vive. Sabah, da Jordânia, tem um pai, duas mães e vinte e três irmãos. Bogna, da Polônia, adora fazer fantoches e máscaras, especialmente na época de Carnaval. Na casa de Ari, na Finlândia, há uma sauna que ele e sua família usam duas vezes por semana. Meena, uma menina pobre da Índia, é um tanto vaidosa: usa óleo nos cabelos para deixá-los brilhantes e também pinta suas unhas com henna, uma espécie de corante natural. Taylor, dos Estados Unidos, coleciona adesivos e quer ser bombeiro ou um Power Ranger quando crescer.

Quem nunca reservou um único momento de sua vida para imaginar como pessoas de outros países vivem. Imaginar o que fazem no dia-a-dia, o que comem, o que bebem, como se divertem, como são suas casas.. Qualquer um que traga dentro de si o espírito de cidadão do mundo já deve ter passado horas, minutos e quem sabe até segundos devaneando a respeito do assunto.

Por meio deste livro, tal curiosidade pode ser saciada. Embora seja direcionado aos pequenos, como o título sugere, Crianças Como Você, de Barnabas e Anabel Kindersley, pode ser lido tranqüilamente por pessoas das mais diversas faixas etárias. Em relação a mim, caiu como uma luva quando resolvi fazer pesquisas para escrever meu primeiro livro, cheio de personagens do mundo inteiro.

Nesta obra, crianças de verdade falam e escrevem sobre sua vida e seu jeito de ser. E o melhor de tudo é que cada relato é ricamente ilustrado. Não apenas descobrimos peculiaridades a respeito das crianças, como também vemos. Pudera, já que os pequenos apreciam muito livros com figuras. E neste, elas não faltam.

Os autores fizeram um trabalho minucioso, rico, onde Barnabas fotografou e Anabel entrevistou as crianças. Surpreendente e emocionante, o livro é um marco: fez uma viagem pelas diferentes culturas do mundo mostrando o cotidiano dos menores nos mais variados países como ninguém havia feito antes.

Por ter sido editado em associação com o Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, a compra deste livro reverte fundos para projetos da instituição no mundo todo. Portanto, se você pretende unir o útil ao agradável, adquira o seu nas melhores livrarias.

E descubra que os relatos contidos nesta obra representam muito mais do que simples viagens. Cada um deles, na verdade, retrata uma verdadeira comunhão com o mundo, nos aproximando ainda mais daqueles que muitas vezes consideramos diferentes de nós. Mas que em um contato mais profundo e minucioso, revelam ser mais parecidos com a gente do que imaginamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...