I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Resenha: Um leão chamado Christian


Perto do coração selvagem


Este livro possui uma história bem peculiar.

Bastou apenas um vídeo de dois minutos exibido no YouTube e assitido, em apenas um mês, por mais de 4 milhões de pessoas para transformar Um leão chamado Christian num dos maiores fenômenos da internet de todos os tempos. Neste livro com mais de 50 fotos, você vai conhecer a história daquele que é considerado o leão mais “fofo” do mundo.

A história começa quando dois rapazes australianos, Ace e John, que moram na Londres de 1971, se encantam por um filhote de leão à venda numa badalada loja da cidade e decidem comprá-lo para o criar como um bichinho de estimação.

Esperto, e dócil, o leãozinho recebe o pomposo nome de Christian. E acaba transformando a vida de todos para melhor, salvas algumas dificuldades de adaptação iniciais do animal em seu novo lar, envolvendo, na maior parte delas, objetos destruídos graças às brincadeiras do pequeno felino.

Entretanto, com o passar do tempo, o leãozinho cresce. E rápido. E por conta disso, seus donos chegam logo à conclusão de que criar um leão na pequena loja onde mantém, talvez não seja algo adequado, já que envolve possíveis riscos ao animal e às pessoas. E depois de tentar infrutiferamente arranjar um novo lar para seu bichano, resolvem então pôr em prática a única opção que eles possuem: procurar alguém que os ajude a adaptar Christian à vida selvagem e enviá-lo ao continente que nunca conheceu, já que nasceu em solo inglês: a África.

Encontrando as pessoas certas depois de algum tempo, para ajudá-los em sua empreitada, John e Ace conseguem levar Christian com sucesso ao Quênia, onde é adaptado e introduzido à natureza.

Um ano depois e saudosos do animal, eles resolvem visitar Christian em seu novo lar. Mas será que foram reconhecidos pelo leão, já adulto e selvagem?

Isso você descobrirá lendo o livro. E também os muitos percalços que Christian e seus donos passaram para que sua “volta” à natureza fosse possível.

Um leão chamado Christian, na verdade, é uma reedição. O original foi lançado na época em que John e Ace já haviam devolvido Christian ao seu habitat original e o vídeo no YouTube, que você assiste logo abaixo, serviu apenas para popularizar novamente a história desse leão e para fomentar ainda mais as discussões acerca de se ter um animal selvagem como bicho de estimação, sobre o futuro de animais de circo e de colecionadores e até mesmo de animais usados para filmes. O que acontece com eles depois?

Apesar de hoje em dia existir uma preocupação maior com o bem estar dos animais, esta história continua atual e serve como um exemplo e como amostra de como o selvagem pode se aproximar do coração humano sem feri-lo e de como as pessoas podem contribuir, efetivamente, para melhorar a vida de animais que vivem em condições estranhas e desfavoráveis às suas espécies. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...